O Mr. Olympia, principal campeonato de fisiculturismo do mundo, começa nesta semana, e a brasileira Francielle Mattos conquistou uma hegemonia na Wellness, categoria criada no Brasil.
Caracterizada principalmente pelo volume nos membros inferiores, a Wellness foi fundada em 2005 pela IFBB (Federação Internacional de Bodybuilding) do Rio de Janeiro, com uma proposta que tem como base um físico semelhante ao que se entende como padrão de corpo da mulher brasileira.
Ela logo se tornou um sucesso no país e, com o tempo foi internacionalizada, com algumas adaptações. Somente em 2021 foi incorporada ao Mr. Olympia e é a única categoria no torneio que não foi criada por uma organização dos EUA. Desde então, a brasileira Francielle Mattos foi campeã das três edições até este ano.
“A categoria tem sido um sucesso, e é um grande mérito das atletas brasileiras. Elas criaram a categoria, elas são as donas da categoria, elas encantaram o mundo com os físicos delas. Então, é algo que a gente dá mérito às atletas”, explicou Terrick El Guindy, um dos árbitros do Olympia
- Anúncio -
Neste ano, a disputa será realizada nesta sexta-feira (11). As prévias serão às 13h30, e as finais ocorrem a partir das 22h.
Físico Wellness
Dedicada a mulheres que desejam um corpo menos musculoso que as categorias mais pesadas, a Wellnes exige densidade e massa nas regiões dos quadris, coxas e glúteos e membros superiores definidos, porém não tão grandes quanto os inferiores.
“Wellness” significa bem-estar e procura uma estética agradável, “feminina” e graciosidade nas atletas.
Os glúteos são volumosos e precisam ser redondosm firmes e não podem balançar na hora da caminhada no palco. A cintura deve ser mais fina para completar o desenho do corpo. É importante que o percentual de gordura seja baixo, mas o nível de definição geral do corpo não deve ser exagerado.
Apresentações na Wellness
As fisiculturistas se apresentam de salto alto, traje em duas peças separadas (biquíni) e podem usar joias e acessórios. Todas as peças devem respeitar as regras de tamanho e padrão do regulamento. O cabelo pode ser estilizado e solto, contanto que respeite a altura determinada. O número de cada competidora fica ao lado esquerdo.
Todas as participantes precisam passar pela inspeção de um profissional que avalia se a vestimenta está de acordo com as normas.
Na apresentação, elas realizam as poses em quarto partes: frente, direita, trás, esquerda e frente novamente, formando uma rotação completa para os árbitros.
Características da Wellness
- Volume e densidade nos membros inferiores (quadris, coxas e glúteos)
- Membros superiores desenvolvidos e definidos, mas não tão grandes quanto os inferiores
- Físico definido, mas não exageradamente definido e marcado
- Graciosidade, elegância e leveza na apresentação e na caminhada e execução das poses, com presença de palco e carisma
No dia da competição, as atletas são divididas em dois grupos, cada um deles fica em um canto do palco, e o centro serve para apresentação e comparações entre atletas. Os ábitros vão definindo ao longo da competição quem será comparada e ficará no centro.
As melhores atletas são normalmente colocadas ao centro e ficam mais tempo sendo avaliadas. Vale destacar que a desenvoltura na apresentação e o carisma podem ser critérios de desempate em disputas acirradas.
Poses da Wellness
- Frente
- Quarto de volta para a direita
- Quarto de volta Traseira
- Quarto de volta para a esquerda
Hegemonia de Francielle Mattos no Mr. Olympia
Francielle Mattos, paranaense de 38 anos, é o principal nome da Wellness no mundo. Além de atual vencedora do Arnold Classic Ohio, a fisiculturista é tricampeã do Mr. Olympia, venceu todas as edições desde que a categoria foi incorporada ao torneio.
Em 2021, ganhou o apelido de “Ferrari Humana”, pois, no Mr. Olympia daquele ano, o fotógrafo Will Wittmann ficou impressionando com a atleta e publicou uma foto com a seguinte legenda: “Se uma Ferrari fosse humana”.
Vale destacar o desempenho da também brasileira Isa Pecini, que ficou com o vice nas três edições.