A final da Copa do Mundo da Fifa de 2030 está a cinco anos e 11 meses de distância, e o projeto do estádio que espera sediar a partida foi finalmente revelado.
O Grand Stade Hassan II, estádio de futebol no Marrocos – um dos três países que sediarão o torneio, junto com a Espanha e Portugal – está sendo promovido pelos designers Oualolou + Choi e Populous como potencialmente “o maior estádio de futebol do mundo”, com uma capacidade planejada de 115 mil lugares.
O estádio será situado em um terreno de 100 hectares (aproximadamente 247 acres) em El Mansouria, uma cidade ao norte de Casablanca, com um design que, segundo a Populous, lembra um “moussem”, um tipo de tenda comunitária tradicional.
A versão do Grand Stade será feita de uma treliça de alumínio, que cobrirá tanto os torcedores dentro do estádio quanto jardins em camadas na parte externa das arquibancadas, além de um jardim botânico no térreo.
- Anúncio -
De acordo com Tarik Oualalou, diretor de design e sócio-fundador da Oualalou + Choi, o projeto “está profundamente enraizado na cultura marroquina, com suas tradições e expressões contemporâneas”, escreveu ele em nota à imprensa.
“Ele está enraizado em figuras antigas e primordiais: o Moussem, a tenda e o jardim, bem como na topografia e paisagens do Marrocos”.
A configuração parece adaptada para eventos da Copa do Mundo da Fifa: as arquibancadas em si serão separadas em zonas para torcedores de admissão geral em cada extremidade (com capacidade para quase 30 mil em cada), enquanto a seção principal será dedicada a camarotes, hospitalidade, VIPs e VVIPs, de acordo com a nota.
“(Ele) será um local verdadeiramente icônico, um marco para o Marrocos e para o futebol em si, que se tornará um dos grandes estádios do mundo”, disse Christopher Lee, diretor administrativo da Populous, EMEA.
Então, como o Grand Stade Hassan II se compararia a outros estádios extremamente espaçosos?
O críquete pode reivindicar o maior estádio de todos, o Estádio Narendra Modi, em Ahmedabad, na Índia, que expandiu sua capacidade massiva para 132 mil lugares em 2021, enquanto o maior estádio de futebol americano pertence aos Michigan Wolverines da NCAA, que acomoda mais de 107 mil torcedores.
O maior estádio de futebol do planeta é um local multiuso e está entre os mais inacessíveis do mundo: o Estádio Rungrado 1º de Maio em Pyongyang, na Coreia do Norte.
Inaugurado em 1989, a capacidade oficial é de 150 mil lugares, embora as reformas na década de 2010 tenham levado a uma investigação do site Stadium Database, que estimou que o local agora acomoda apenas 114 mil torcedores.
É coincidência que o Grand Stade Hassan II terá mil lugares a mais? Talvez não.
A Populous não é estranha à construção de grandes estruturas esportivas: foi a responsável pelo Tottenham Hotspur Stadium e pelo Emirates Stadium em Londres, além de uma dúzia de locais olímpicos e outros estádios ao redor do mundo.
Marrocos na Copa
Após cinco tentativas fracassadas de sediar a Copa do Mundo, o Marrocos finalmente conseguiu uma chance quando a Fifa anunciou em outubro de 2023 que o país sediaria as finais de 2030 ao lado de Espanha e Portugal, em um formato incomum e prolongado que também verá um jogo comemorativo realizado no Uruguai, Argentina e Paraguai, cada um para marcar o centenário da competição.
A equipe de design do Grand Stade Hassan II afirma que o estádio será “totalmente compatível com as competições da Fifa” e terá “a capacidade de sediar a final” da Copa do Mundo de 2030; a decisão final sobre qual local a Fifa escolherá ainda está pendente, embora o recém-renovado Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, seja amplamente considerado o favorito.
Preparativos para as obras de fundação no local fora de Casablanca já começaram, dizem Oualolou + Choi e Populous, então espera-se ver esse grandioso projeto ganhar vida nos próximos anos.