EUA e El Salvador estão fechando acordo de imigração, diz presidente Bukele

PUBLICIDADE

eua-e-el-salvador-estao-fechando-acordo-de-imigracao,-diz-presidente-bukele

Os EUA e El Salvador estão finalizando um acordo sobre imigração, disse o presidente Nayib Bukele nesta segunda-feira (3) durante a visita do Secretário de Estado Marco Rubio ao país centro-americano.

“É um acordo muito maior que não tem precedentes na história das relações, não apenas entre os Estados Unidos e El Salvador, mas acredito que com a América Latina”, afirmou Bukele.

Rubio se encontrou com o presidente e o ministro das Relações Exteriores de El Salvador na residência de Bukele no Lago Coatepeque, nos arredores da capital.

Bukele, questionado após a reunião se os dois países haviam chegado a um novo acordo de “terceiro país seguro” para os EUA deportarem imigrantes de outras nações para El Salvador, afirmou que estavam finalizando um acordo “ainda maior”, sem fornecer detalhes.

Ele disse que Rubio anunciaria o acordo mais tarde.

 

 

Bukele é visto pelo governo Trump como um aliado-chave em seus esforços de imigração na região.

O presidente salvadorenho lançou uma repressão de segurança inflexível em seu país, prendendo mais de 80 mil pessoas e reduzindo drasticamente o número de homicídios. Suas políticas são creditadas por Washington por reduzir o número de salvadorenhos que buscam entrar ilegalmente nos EUA.

Rubio, um ex-senador dos EUA pela Flórida, disse antes da reunião que conhecia Bukele há muito tempo e o elogiou por fazer “um excelente trabalho de fornecer segurança e estabilidade”.

Os EUA também estão pressionando Bukele a evitar investimentos da China, que está em negociações com El Salvador sobre um acordo de livre comércio, financiou projetos públicos como um estádio de futebol e investiu no setor de telecomunicações.

Desde que assumiu o cargo em 20 de janeiro, o governo Trump aumentou o número de imigrantes que os EUA deportam para a América Latina, incluindo o uso de aviões militares para voos de repatriação.

Rubio começou nesta segunda-feira no Panamá, onde observou 43 migrantes colombianos que cruzaram o Darien Gap, provavelmente com destino aos EUA, embarcarem em um voo fretado da Air Panama de volta à Colômbia.

Rubio iniciou sua turnê pela América Latina, visitando o Panamá e El Salvador nesta segunda-feira. Ele então visitará Costa Rica, Guatemala e República Dominicana.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA e El Salvador estão fechando acordo de imigração, diz presidente Bukele no site CNN Brasil.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
Pular para o conteúdo