A Telefônica/Vivo anunciou nesta terça-feira (9) que selecionou a Ericsson para fazer o fornecimento e implementação da rede 4G LTE nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Para complementar a cobertura das cidades-sede da Copa das Confederações, a Vivo anunciou que vai trabalhar com a Huawei para fornecer a rede 4G em Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.
As regiões Sul e Nordeste, os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santos ainda não têm definição de fornecedor.
Conforme a operadora, para as demais áreas, a Vivo está em fase final de definição dos parceiros.
Os valores do investimento não foram revelados pela empresa.
Uso de postes de luz
A empresa também anunciou uma nova solução para fazer a instalação das Estações Rádio Base (ERBs) da rede 4G.
Conforme a operadora, as antenas, em torno de um metro de altura, com baixo impacto visual, são fixadas nas laterais de postes de iluminação.
O contrato também prevê a implementação da infraestrutura 4G LTE, além dos serviços de design e suporte da nova rede. Ericsson vai instalar um tipo de estação rádio base que suporta as tecnologias 2G, 3G e 4G LTE em um mesmo equipamento.
Os demais equipamentos ficam em caixas subterrâneas. Um protótipo da solução está instalado na sede da operadora no Rio de Janeiro. Mais de 500 unidades serão ativadas em vários locais do país ao longo de 2013.
A operadora diz que, ao usar postes já existentes, a solução evita a construção de novas torres e tem um visual mais limpo.