O vereador Claudio Tinoco (DEM) lamenta informar que seu tio e coordenador de sua campanha Eduardo Tinoco, 62 anos, faleceu na madrugada deste sábado (9), por volta das 4h30. Ele estava internado no Hospital Português, na Unidade Gastrohepatológica, desde segunda-feira (4), para tratar de Hepatite C crônica, que há alguns anos o acometia.
“É com muito pesar que recebo esta notícia. Eduardo foi o principal incentivador de minha carreira pública, quando ainda estudante, e o tive nesse período como referência. Apesar de 20 anos de diferenca de idade, ele era como um irmão mais velho, um pai, um guru e decisivo na minha orientação política. Ele fará, sem dúvida nenhuma, muita falta, mas fico confortado por saber que ele estava muito feliz pela minha eleição, na qual teve participação decisiva como coordenador de minha campanha”, lamenta o vereador.
Eduardo foi líder do movimento estudantil da década de 70, um dos fundadores do PT na Bahia e era da Escola de Economia da Ufba, onde conviveu com amigos de esquerda como a senadora Lídice da Mata e o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli. A partir da década de 90, ele passou a coordenar a Assessoria Política de seu irmão, o ex-vice-governador Eraldo Tinoco, além das primeiras campanhas do ex-deputado Gerson Gabrielli. Na última década, se concentrou no município de Uauá na area agrícola e, em 2008 e no ano passado, coordenou a campanha política de seu sobrinho à Câmara Municipal de Salvador (CMS), saindo vitorioso na última.
O sepultamento acontece logo mais, às 15h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. Natural de Ibirataia, ele deixa esposa (Irlene Ribeiro) e quatro filhos: Juliana, Dandara, Eduardo Filho e Maria Fernanda.