Tecnologia dinamiza a atividade da caprinovinocultura em Casa Nova

PUBLICIDADE


Tecnologia dinamiza a atividade da caprinovinocultura em Casa Nova

Com o objetivo de criar melhores condições para a criação de animais, com a possibilidade de armazenamento da alimentação animal, especialmente em períodos de estiagem, foram entregues, neste sábado (11), seis máquinas forrageiras, a associações de agricultores familiares do município de Casa Nova, no norte da Bahia. Com investimento de R$ 91,6 mil, a ação é do Governo do Estado, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação

Regional (CAR), em articulação com a Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), unidades da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A entrega ocorreu na comunidade Rancho Alegre, em Casa Nova, durante Audiência Pública que debateu questões relacionadas à regularização fundiária. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, a SDR, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), está trabalhando na regularização da documentação de posse dessas terras, a partir de uma ação conjunta com a Prefeitura de Casa Nova. “Nós do Governo do Estado nos somamos aos esforços dos agricultores familiares envolvidos nesta questão fundiária para buscar e encontrar a melhor saída”, afirmou. 
O titular da SDR acrescentou que o Estado é parceiro não somente nesta questão, mas também em ações como a da entrega das seis máquinas forrageiras. “O objetivo é ampliar iniciativas que estão gerando o desenvolvimento da agricultura familiar em Casa Nova e em toda a Bahia, tanto pelo Pró-Semiárido, quanto Bahia Produtiva, projetos que promovem as condições para que os agricultores familiares possam abastecer de alimentos os lares baianos”.
De acordo com o presidente da Associação de Fundo de Pasto dos Pequenos Produtores e Apicultores de Ladeira Grande, Antônio Santos, a máquina vai contribuir para o avanço na criação dos animais. “Essa é uma ação muito importante do Governo que está beneficiando 20 produtores e representa um grande avanço da comunidade”. O agricultor contou que, por meio de outros projetos do Governo do Estado, essas famílias já receberam algumas cabras.
Foto: Marta Medeiros/SDR
(Foto: Marta Medeiros/SDR)
Itamires Castro, da Associação dos moradores do povoado de Lagoa do Alegre, também comemorou a entrega da máquina. “São 80 famílias beneficiadas com a chegada da máquina forrageira. Esse equipamento servirá de auxílio para o corte e processamento da ração dos nossos animais, que são a base para o sustento das famílias atendidas por essa ação”.
Audiência pública
O evento, que debateu questões relacionadas ao histórico de grilagem de terras no município de Casa Nova, teve como resultado a formação de uma comissão, formada por representantes da sociedade civil organizada e poder público, municipal e estadual, para que sejam resolvidas as questões de documentação das propriedades rurais e outras providências.
O encontro incluiu a participação de dirigentes da SDR, equipes técnicas da CAR, Suaf e CDA, de padres da Igreja Católica, representantes da Prefeitura Municipal de Casa Nova, do poder legislativo municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações comunitárias, movimentos sociais e parlamentares, Ministério Público do Estado, polícias Civil e Militar, entre outras representações.
Fonte: Ascom/SDR

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
Pular para o conteúdo