Prefeito, primeira-dama e gerente da Embasa são enterrados em Jussiape

PUBLICIDADE

Os corpos do prefeito reeleito da cidade de Jussiape, Procópio Alencar (PDT), da primeira-dama Jandira Alencar, e do gerente da empresa estatal de água e saneamento, Ordelange Novaes, que foram mortos por um atirador no sábado (24), foram sepultados por volta das 17h deste domingo (25), no cemitério da cidade, localizada na região sudoeste da Bahia. Bastante emocionados,  moradores, familiares e amigos lotaram a cerimônia de despedida das vítimas.

“É um horror, está todo mundo triste, abatido, abalado. Uma mutidão! A cidade toda está aqui. A minha mãe está arrasada, mas consegue segurar [o clima] de todo mundo”, disse uma sobrinha do gerente da Embasa, Marcele Assunção, cuja mãe é irmã da vítima. “É de muita a comoção em função do que eles representavam [prefeito e esposa]. Eram verdadeiras lideranças política e humanitária. Por mais de 20 anos, Dr. Procópio [prefeito] atendeu a população de graça”, conta Yonélio Sayd, jornalista e amigo do prefeito, assassinado dentro do seu consultório médico.

Governador Jaques Wagner em velório do prefeito de Jussiape, na Bahia. (Foto: Manu Dias/ Secom/ Divulgação)Jaques Wagner acompanhou velório
(Foto: Manu Dias/ Secom/ Divulgação)

O governador Jaques Wagner e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, visitaram o velório realizado na casa do casal na manhã deste domingo. O rapaz que atirou nas três pessoas, Claudionor Galvão de Oliveira, conhecido como “Cocó” e dono de um quiosque de bebidas no centro, foi sepultado logo no início da manhã em um cemitério particular, que é ligado a uma entidade religiosa, segundo moradores.

O crime ocorreu entre as 9h e as 9h30 do sábado. A motivação não foi esclarecida e está sendo investigada pela polícia. O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, o delegado-chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge, e o comandante-geral da PM, Alfredo Castro, foram ao local acompanhar as apurações junto aos delegados regionais. “Temos que esperar a conclusão das perícias para saber se o autor dos diaparos estava sob efeito de alguma droga. Este trabalho da Polícia Civil agora é muito importante para que a gente possa elucidar todos os fatos que estão cercando esses crimes e para a sociedade ter uma resposta mais rápida por parte da polícia”, afirmou o secretário da SSP, Maurício Barbosa.

Crime

De acordo com o delegado Edson Santos de Souza, da cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora e que acompanha o caso, o prefeito foi morto em seu consultório médico. A esposa passava pela rua, perto do consultório, quando também foi alvo de tiros. O gerente da Embasa foi atingido quando estava em um bar, chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora. Antes, o homem foi até a casa do presidente da Câmara Municipal de Jussiape,  Gilberto Freitas. “Foi para minha casa, chutou a porta e saiu em direção à Câmara Municipal. Fui avisado e fiquei trancaso”, afirmou.

Atirador Jussiape (Foto: Imagem/TV Bahia)Homem matou prefeito (Foto: Imagem/TV Bahia)

O atirador morreu em confronto com a polícia em meio às barracas da feira do sábado, no centro da cidade. Ele estava com duas armas, um revólver calibre 32 e uma espingarda de cartucho, além de munições, de acordo com a polícia. Durante a ação, o atirador ainda rendeu um mototaxista e o fez de escudo humano. O refém foi ferido no confronto do atirador com a polícia.

Os dois policiais militares que participaram da troca de tiros ficaram feridos, um deles em estado grave, por conta de uma bala alojada na cabeça. Ele foi encaminhado para o Instituto Brandão de Reabilitação, de acordo com a Polícia Militar, por uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) da corporação. O outro PM foi alevjado na perna, passa bem e deve receber alta na segunda-feira (26).

Prosópio - prefeito de Jussipe Bahia (Foto: Will Assunção/Jussi Up Press)Prosópio foi reeleito com 58% dos votos da população de Jussiape (Foto: Will Assunção/Jussi Up Press)

Prefeito
Procópio Alencar (PDT) foi reeleito com 58% dos votos nas eleições de outubro. Ele ocupou cargo de vice-prefeito na gestão de Wagner Freitas (PTB), que foi cassado pela Câmara Municipal no ano de 2010. A vítima disputou a eleição deste ano contra a esposa de Wagner Freitas, Vânia Dulce (PMDB).

g1

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima