Governabilidade
Mesmo sendo o foco da coletiva a 25ª Festa do Interior outros assuntos referentes à administração do prefeito Wilson Cota entraram em pauta, até porque como o próprio prefeito fez questão de frisar “Casa Nova não é só Festa do Interior”, e alguns questionamentos por parte da imprensa presente não fugiram ao foco principal, a exemplo de políticas públicas para o município e medidas emergenciais para minimizar os efeitos da seca, projetos sociais em andamento, concurso público, e o endividamento municipal, que se não inviabilizou os 7 primeiros meses da atual gestão, deixou o município em dificuldade.
“Mas nem por isso deixamos de trabalhar, são muitos projetos, parcerias, convênios, Casa Nova está crescendo, está governável, porque tem uma gestão séria e comprometida com os anseios populares”, disse Cota, lembrando que resgatou o município no CAUC. “Casa Nova já saiu 18 vezes do CAUC. Estamos colocando nosso município na trilha do desenvolvimento, e projetos para isso temos”, reforçou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal de Casa Nova, vereador José Eduardo, presente à coletiva reafirma o que foi dito pelo prefeito. Segundo ele, “a Câmara nunca recebeu tantos projetos em 7 meses de governo”.
Outra questão importante levantada na coletiva foi sobre a realização do concurso público, tão cobrada nos últimos dias pela população casanovense. O jornalista Manoel Leão levantou a questão e o prefeito bastante objetivo disse “se eu pudesse faria o concurso público hoje”, e aproveitando a oportunidade esclareceu sobre os trâmites legais e sobre as prioridades do seu governo, no momento em que está se resgatando a auto-estima de um município que esteve à beira do caos. “Mas estamos trabalhando para isso, e o concurso será realizado”.
Cota ainda destacou muitas outras ações, mesmo considerando que não é só Casa Nova que passa por dificuldade. “Todas as prefeituras estão enforcadas. Estamos fazendo um sacrifício muito grande para realizar essa festa, mas também estamos trabalhando e cobrando junto aos governos do Estado e federal os investimentos que o nosso município precisa”, disse, acrescentando que nem sempre o governo federal atende as reais necessidades do município, citou como exemplo o PSF que recebe do governo apenas 11 mil reais, mas o município gasta mais de 50 mil, porque se precisa”.
A Festa
O prefeito Wilson Cota fez questão de destacar os patrocinadores da Festa do Interior, mas esclareceu que a maior parte dos investimentos cabe a prefeitura. “Os recursos estão assegurados, a maior parte é da prefeitura, ainda é cedo para se falar em valores, mas estamos numa economia desde janeiro, tudo foi bem pensado e planejado para a realização desse evento, com cuidado para não afetar as finanças do município”, disse, respondendo ainda sobre a não realização da festa ano passado, em que o antigo gestor alegou outras prioridades.
“Ele não realizou a festa porque não quis, e também não investiu em educação e nem nas outras ‘prioridades’ que ele alegou para a não realização de uma festa, que na verdade gera emprego e renda para o município”, e finalizou, “agora nós vamos realizar porque Casa Nova e o seu povo merecem”.
A 25ª Festa do Interior vai contar com grandes atrações em nível nacional como Alcymar Monteiro e a banda Chiclete com Banana, entre outras atrações locais e regionais que arrastam grande público. Tudo isso com a assinatura da TUM PRODUÇÕES. Um grande evento, com segurança garantida, cerca de 300 pessoas envolvidas, a exemplo da polícia militar, guarda municipal e equipe de apoio.
Patrocinam a 25ª Festa do Interior, juntamente com a prefeitura, a CHESF, o Ministério do Turismo, a SKOL, entre outras empresas.
Da Redação (Texto de Paulo Carvalho Fotos: Luiz Washington)