A palavra filosofia vem do grego Philosophia (philo= amor, amizade; sophia= sabedoria), portanto, filosofia= amor pela sabedoria, amigo de quem busca a sabedoria. Filosofia é a busca pelo conhecimento em todas as esféras.
A filosofia surgiu por volta do século VI, tendo como fundador Pitágoras, embora alguns historiadores da filosofia defendam o filósofo Tales de Mileto, como sendo seu fundador legítimo. Antes do surgimento da filosofia, os homens interpretavam o mundo através dos mitos, ou seja, os fenômenos da natureza eram explicados por seres divinos, fantasiosos, sobrenaturais.
A filosofia surge então para esclarecer os fenômenos da natureza pela razão e pela ciência. Surge a partir do momento que o homem descobre a logos = razão, e começa a investigar a physis = natureza, de maneira mais lógica e racional. A filosofia nasce, portanto, como cosmologia = estudo do cosmos = mundo ordenado, isto é, os primeiros filósofos estudaram os astros e os corpos celestes.
Para entendermos melhor porque devemos estudar filosofia, vamos entender primeiro que ela não é uma ciência, porém uma reflexão sobre os métodos e procedimentos científicos; não é cultura, mas analisa os processos culturais; não é religião, porém faz estudo rigoroso das questões da fé; não é arte, mas uma observação crítica das manifestações artísticas. Ora! O que é filosofia então? Filosofia é uma reflexão rigorosa sobre toda a realidade!
Por ser a filosofia capaz de refletir rigorosamente por determinado assunto, a importância em estudá-la, é que é ela quem forma cidadãos críticos e participativos numa sociedade e em todos os aspectos de uma. É a filosofia que nos orienta a adotar uma postura de observação e análise de todas as situações que nos cercam durante a vida. É a filosofia que nos ensina a nos distanciármos do problema para analisá-lo em sua totalidade. É a filosofia que nos proporciona uma postura crítica, ou seja, reflexora e questionadora. Pode parecer de primeira instância que nunca usaremos o que aprendemos sobre filosofia na escola e nos questionamos porque aprender o que pensavam os filósofos da antiguidade, mas aos poucos e com o passar do tempo entendemos que é a filosofia que nos baseia e nos encaminha para sermos cidadãos críticos, participativos, questionadores sobre todos os assuntos que nos cercam.