Pioneiro no Brasil, o sistema de reconhecimento facial e leitura de placas implementado na Bahia foi apresentado na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Deputados nesta quarta-feira (24). O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, mostrou como funcionam os equipamentos e os resultados alcançados no encontro realizado em Brasília.
No sistema, câmeras espalhadas no Aeroporto, Rodoviária de Salvador, Metrô, Arena Fonte Nova, entre outros pontos, auxiliam os trabalhos ostensivo e investigativo. No Carnaval de Salvador, o sistema identificou um suspeito que possui mandado de prisão em aberto.
“Fechamos o primeiro trimestre na capital baiana com 15,4% de redução de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Posicionamos tropas e iniciamos apurações a partir de movimentações suspeitas flagradas pelo equipamento”, contou Barbosa. Durante discurso, o caso do homem acusado de homicídio flagrado no Carnaval 2019 foi lembrado. “Não adiantou se vestir de mulher. Acabou preso”, completou Barbosa.
Com relação ao sistema de Leitura de Placas, o secretário salientou a diminuição de 18,6% dos roubos de veículos em Salvador. “Do nosso Centro de Operações e Inteligência acionamos as viaturas mais próximas de carros ou motos com restrições, flagrados pelo nosso equipamento. Abordamos e efetuamos o flagrante”, explicou Barbosa.
O secretário concluiu enfatizando a importância do Brasil se unir no combate ao crime e trabalhar em rede. “Precisamos avançar em tecnologia e ampliar a troca de informações, fortalecendo as forças de segurança”, concluiu.
BN