No antigo testamento da bíblia sagrada, encontramos o livro de Jonas, que conta a história de um jovem que era profeta e seguia os estatutos de Deus. Natural de Gate-Hefer, cidade próxima a Nazaré, Jonas era piedoso, dedicado à oração e gostava de pregar o evangelho a todos que conhecia. Ele recebeu o chamado celestial de pregar quando o profeta Elizeu já era velho, iniciando assim sua carreira profética com o intuito de alcançar almas para Jesus, que através de suas palavras eram libertas e conquistariam a salvação dos céus.
Jonas
O povo da cidade de Nínive era inimigo do país em que Jonas habitava, porém, como havia sido escolhido para pregar o evangelho, Deus manda Jonas ir até a esta cidade e dizer ao povo que deveriam se converter e arrepender-se dos pecados. O servo sentiu-se amedrontado, e ao invés de ir para Nínive foi com uma embarcação para Tarsis.
Tempestade
No meio do trajeto, Deus vendo a desobediência de Jonas, manda uma forte tempestade nas águas e o barco fica a perigo de se romper. Os marinheiros desesperados arremessavam suas cargas para o mar, e Jonas enquanto isso dormia no porão, quando foi acordado pelo capitão, que zangado com o homem dizia como ele poderia estar dormindo com toda aquela confusão. Quando Jonas percebeu que a tempestade estava ocorrendo por causa de sua desobediência, pediu que o jogassem no mar. Assim fizeram, e as águas se acalmaram.
Arrependimento
Quando caiu, um grande peixe lhe engoliu. Jonas permaneceu três dias dentro do ventre da baleia. Lá, ele se arrependeu e pediu perdão ao Senhor, que o ouviu e fez com que o peixe vomitasse-o na terra. Assim que se livrou daquele conflito, Jonas obedeceu à ordem de Deus e seguiu para Nínive, pregando o evangelho e o povo se converteu.
Esta é uma história bíblica que nos ensina sobre obediência, pois quando não obedecemos aquilo que nos foi pedido, podemos até fugir das pessoas, mas dos olhos de Deus ninguém pode fugir.