O rapper sul-coreano Psy, que ficou famoso no mundo inteiro com a música Gangnam Style, pediu desculpas por ter cantado um rap pregando a morte de soldados norte-americanos.
Durante um show de uma banda de rock em 2004, Psy cantou os versos: “Mate esses yankees malditos que estão torturando presos iraquianos. Mate todos de um jeito lento e doloroso”.
No pedido de desculpas, em uma nota, Psy lembrou que foi educado nos Estados Unidos e que viveu naquele país durante boa parte de sua vida.
Ele disse ainda que entende os sacrifícios dos militares norte-americanos que protegem a liberdade e a democracia em seu país e em todo o mundo.
— A música em questão, de oito anos atrás, faz parte de uma reação emocional que tive à Guerra do Iraque e ao assassinato de dois civis inocentes coreanos. […] Sinto profundamente pela forma com que essa letra possa ser interpretada.
Psy também afirmou que cantou para soldados americanos nos últimos meses e que espera que todos os americanos aceitem seu pedido de desculpas.