Pioneiro na ideia de comercializar a versão do acarajé feita no forno e conservada no congelador, Ubiratan Sales é um dos 230 empresários que fará parte da Rodada de Negócios do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, no Hotel Bahia Othon Palace, das 8h30 às 18h. Diante da oportunidade de conhecer mais sobre a venda para fora do país, a expectativa dele é a melhor possível.
“Nosso interesse maior no evento é ter mais informações sobre exportação e já buscando formas de enquadrar nosso produto no padrão para tal”, explica o empresário baiano, que já possui um público fiel de compradores estrangeiros que levam o produto para fora do país em bagagens particulares. Na Rodada, Ubiratan terá a oportunidade de mostrar a praticidade e o sabor do quitute mais apreciado da Bahia para os 29 países presentes no EINNE. Mesmo vendido congelado, o empresário garante que depois de colocado no forno o acarajé permanece crocante e saboroso.
Para o bacharel em Administração de empresas pela Faculdade Associação Internacional de Educação Continuada (Aiec) e representante para o Norte e Nordeste da Edições Aduaneiras há mais de 35 anos, Valdemar Pizarro Junior, as pequenas empresas podem aproveitar o encontro para se inserir no mercado internacional. “O EINNE é uma ótima oportunidade de contato para difundir a cultura exportadora nas pequenas empresas, que ainda tem dificuldade nesse tipo de negócio”, revela
No caso de produtos alimentícios, Valdemar chama a atenção para a necessidade de buscar todas as informações sobre os trâmites exigidos nesse tipo de negócio, como o registro do alimento no Ministério da Agricultura e o selo da Vigilância Sanitária. O especialista ressalta ainda a importância de se adequar a essas exigências dos países importadores, chamadas de “barreiras não tarifárias”. “É possível exportar sim, mas tem que se fazer o investimento para começar, indo atrás das informações e buscando se adaptar”, ressalta.
Somente nos dois dias de Rodada de Negócios do EINNE, 24 e 25 de outubro, os organizadores esperam R$ 600 mil em negociações imediatas e, pelo menos, R$ 35 milhões em negócios futuros. “Desde a definição de que a Bahia receberia o EINNE, ficamos imbuídos de que teríamos que fazer um Encontro histórico, com grau de excelência e inovação, o mesmo que identificou a Feira do Empreendedor”, explicou o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos. O superintendente ressaltou ainda a expectativa de que, após o encontro, os empresários avancem na construção de relações com os investidores internacionais.
Entre os produtos ofertados na Rodada estão rendas, artesanatos em cerâmica, couros e palhas, joias, cosméticos, sucos, cachaça, café orgânico, peixes, frutas, acarajé congelado, alimentos derivados da mandioca e bovinocultura de leite, além de prestadores de serviços na área da construção civil e tecnologia da informação. Os produtos serão distribuídos em cinco salas de negócios: Alimentos e Bebidas; Casa e Decoração; Moda, Saúde e Beleza; Tecnologia da Informação e Construção Civil. Em cada sala serão agrupados cerca 30 compradores (internacionais e nacionais).
Para a organização do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, em Salvador, o Sebrae Bahia contou com o apoio dos Sebraes de todos os estados do Nordeste e do SEBRAE Nacional, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Rede CIN-Centro Internacional de Negócios, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a Rede CIN Bahia e Unidade Apex Bahia, Programa Al Invest, Correios, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Universidade Federal da Bahia e TAM.
A abertura oficial do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste será às 19h do dia 23 de outubro. Mais informações no site do evento.
com informações SebraeBa