Quem usa o Google há muito tempo deve ter percebido que a opção de exibir cache de páginas nos resultados não existe mais. Mas uma alternativa está vindo aí: os resultados do buscador exibirão links que levam a cópias de páginas antigas na Wayback Machine do Internet Archive.
É provável que o Google esteja trabalhando nesse recurso por causa dos usuários que se queixam do fim do cache de páginas nas buscas, decisão em vigor desde fevereiro de 2024.
De fato, o cache faz falta. O recurso era muito útil para acessar páginas que ficaram inacessíveis (por um problema de servidor, por exemplo) ou, ainda, para visualização de versões antigas delas.
A Wayback Machine do Internet Archive funciona como um “backup” da web. O serviço preserva softwares, vídeos, imagens e, claro, páginas de sites de várias partes do mundo. Logo, esse recurso pode ser uma alternativa interessante para o antigo cache do Google.
- Anúncio -
Como o Wayback Machine funciona no Google
Todo resultado de busca no Google exibe um ícone com três pontos no topo direito. Clique ou toque ali e, na tela que surgir, vá em “Mais sobre esta página”. O link que leva a cópias antigas da página em questão na Wayback Machine aparecerá por ali.
A novidade ainda não está disponível para todo mundo, mas o site Search Engine Land recebeu uma imagem do próprio Google que mostra o recurso em ação:
A integração do Google com o Internet Archive já começou a ser liberada, mas de modo progressivo. Isso significa que vai levar um tempo para o recurso estar disponível de modo amplo. Espera-se que a novidade funcione tanto no desktop quanto em dispositivos móveis.
Em nota, o Internet Archive celebrou a parceria com o Google:
A web está envelhecendo e, com isso, numerosos endereços agora levam a fantasmas digitais. Empresas fecham, governos mudam, desastres acontecem e sistemas de gerenciamento de conteúdo evoluem — tudo isso apaga partes da história online.
Às vezes, os próprios criadores de conteúdo pressionam Delete ou se rendem à pressão política. Entre na Wayback Machine do Internet Archive: por mais de 25 anos, ela vem preservando cópias da web pública. Esta cápsula do tempo digital transforma nossa navegação “somente agora” em uma jornada pela história da internet.
E, agora, está apenas a um clique dos resultados de busca do Google, abrindo um portal para uma web mais completa e valiosa — uma que lembra o que os outros esqueceram.
Chris Freeland, diretor de serviços de biblioteca da Interne Archive