Instituto de Prevenção Ivete Sangalo atende mulheres de Casa Nova

PUBLICIDADE

Desenvolver um trabalho de prevenção do câncer de mama é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova, para isso firma parceria com o Instituto de Prevenção Ivete Sangalo que realiza mutirões de atendimento no município. A meta da secretaria é atingir cerca de 7 mil mulheres a partir dos 40 anos até os 69. O Distrito de Santana do Sobrado, distante 26 quilômetros da sede foi o primeiro a receber a equipe que irá também para os Distritos de Pau a Pique, Bem Bom e sede do município.

De acordo com o coordenador do projeto Lincoln Rocha Ferreira, a melhor arma contra o câncer é a prevenção. “Encontrar alguma alteração pode causar medo, mas na maioria dos casos essas alterações são benignas. Quanto mais cedo for o diagnóstico de câncer, maior a possibilidade de cura. As ações para detectar a doença em sua fase clínica precoce consistem no exame clínico de mama por um profissional de saúde treinado”, explica.

“Nosso objetivo é chamar atenção das mulheres para o trabalho de prevenção da doença. É importante destacar que no Brasil, morre quase 2 mulheres/hora de câncer de mama. É preciso que as mulheres se previnam”, destaca o secretário municipal de saúde, Solon Xavier, convocando as mulheres para que elas procurem o agente comunitário para agendar o atendimento.
Previna-se do câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. Algumas dicas de prevenção são recomendadas a todas as mulheres. A principal orientação é para examinar os seios mensalmente para as mulheres com mais de 20 anos, ou em qualquer época do mês na pós-menopausa.
Sintomas como o aparecimento de algum nódulo, inchaço, ulceração da pele, sangramento ou distorção do mamilo e alteração da aréola podem ser sinais de algum problema. Vale lembrar: embora o câncer de mama no início não apresente dor, qualquer dor mamária fora do período menstrual deve ser relatada ao médico.
Fatores de risco:
– Idade superior a 40 anos;
– Mulheres cujas mães, tias ou irmãs tenham tido câncer de mama;
– Mulheres que nunca amamentaram;
– Mulheres que nunca tiveram filhos ou que os tiveram após os 30 anos;
– Idade da primeira menstruação abaixo de 10 anos.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
Pular para o conteúdo