Parceria entre cooperativa de criadores de caprinos e ovinos de Casa Nova e Frigbahia deve aquecer economia local
Os membros da Cooperativa Agropecuária e Familiar de Casa Nova e região (COAF) têm motivos para comemorar. A cooperativa, recém-criada, já tem para onde escoar parte da produção de caprinos e ovinos. Isto será possível a partir de um arranjo comercial da caprinovinocultura do Território Sertão do São Francisco, que será viabilizado entre Central da Caatinga e FrigBahia, frigorífico especializado na produção e comercialização de carnes especiais de cordeiros e cabritos. A parceria foi firmada na última sexta-feira (31), e prevê a comercialização dos animais dos cooperados da COAF.
A COAF foi criada com o incentivo de técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Pró-Semiárido, projeto executado a partir de acordo empréstimo entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
O presidente da COAF, Valério Rocha, destacou que essa parceria é muito importante para a comercialização dos produtos da caprinovinocultura de forma justa, sem atravessador: “A gente tem uma demanda muito grande de caprinos e ovinos, mas não tinha conseguido ainda um mercado. Por meio da COAF já conseguimos montar essa parceria com o Frigbahia. Para nós é uma grande surpresa porque nossa cooperativa é nova e já estamos conseguindo essa parceria”.
Para que a parceria se efetive na prática, foi acordado que a COAF fornecerá um lote experimental com 150 animais, no final de julho, sendo 100 ovinos e 50 caprinos. Além disso, a cooperativa vai contratar um agente de compras, que ficará responsável por fazer o levantamento e seleção dos animais para a venda, bem como facilitar a operação comercial.
“A gente veio à Casa Nova à convite da CAR/SDR. O nosso desejo é de que esta parceria com as cooperativas do Sertão do São Francisco, contribua para a autonomia e viabilidade da produção de caprinos e ovinos no território”, explica Valcyr Rios, o diretor-presidente da Frigbahia.
O Frigbahia é uma organização de Cooperativas e Produtores de Caprinos e Ovinos da Bahia, com sede no município de Pintadas, no Território da Bacia do Jacuípe. O Frigorífico Frigbahia, atua no mercado com a marca Fino Sertão. Atua com rígidos padrões de produção, objetivando ofertar produtos de alta qualidade, com o Selo de Inspeção Estadual (S.I.E) e a certificação pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), apresentando equivalência para comercialização em nível interestadual e com o selo de origem de animais, oriundos da Agricultura Familiar.
Secom/BA