Integrante da Associação Patuá, localizada na capital baiana, a artesã Edna das Virgens, 57, proprietária da Maria Preta, Confecções, Artesanato e Embalagens, participa pelo segundo ano da festa pré-carnavalesca, comandada pelo músico Carlinhos Brown: o Sarau Du Brown, no próximo domingo, 13, e 27 de janeiro, além de 3 e 16 de fevereiro, sempre às 18h30, no Museu Du Ritmo, bairro do Comércio, em Salvador. No espaço do Sebrae no evento a artesã, que também é Empreendedora Individual, terá espaço garantido mais uma vez para mostrar seus produtos como chapéus, bonecos e acessórios de moda praia.
“O Sarau é uma oportunidade única, já que milhares de turistas frequentam esse caldeirão da boa música e cultura. Espero repetir a receita do ano passado, além de rever o anfitrião Carlinhos usar um acessório meu. Dessa vez, pretendo levar chapéus, flores para cabelo, patoás de pedra, búzios e pulseiras de cerâmica. Tudo isso graças à parceria com o Sebrae Bahia e o Instituto Mauá, do Governo do Estado, que promovem cursos, consultorias e a participação em rodadas de negócios”, revela a Empreendedora Individual.
Nessa edição, o segmento de artesanato terá uma estrutura montada para 25 expositores comercializarem seus produtos durante os quatro dias do Sarau em janeiro e fevereiro. Além de curtirem ótima música com Carlinhos Brown e seus convidados, artistas baianos e nacionais, os foliões que se preparam para o carnaval vão contar também com um espaço de degustação da gastronomia baiana, organizado pelo Sebrae e Abrasel-Associação Brasileira de Bares e Restaurante na Bahia.Neste domingo, 13, acompanham Brown no Sarau os cantores Jair Rodrigues, Lazzo Matumbi, Ludmillah Anjos e Ellen Oléria.
Carlinhos Brown explica a importância da parceria com o Sebrae. “O Sarau é um grande encontro de artistas e criativos e também de empreendedores, de trabalhadores da cultura da nossa cidade. A parceria com o Sebrae é uma celebração desse encontro com os realizadores dos sabores e das cores de nossa Bahia”, comemora.
Para a coordenadora da Unidade de Economia Criativa do Sebrae Bahia, Luciana Santana, a parceria com o Sarau abre uma janela de oportunidades para o setor criativo, além de ser uma vitrine para divulgar e potencializar os diversos negócios ligados à Economia Criativa. “Eventos de entretenimento como este envolvem a contratação de mais de 400 serviços formalizados, ou seja, estamos falando da dinamização do setor, com a participação de cenógrafos, produtores culturais, equipes de sonorização, iluminação, de audiovisual, que trabalham numa grande rede de negócios criativos”, ressalta.
- Anúncio -
Oportunidade para os ambulantes
Os ambulantes que trabalham próximo ao Museu du Ritmo, local onde acontece o Sarau, também se beneficiam da parceria do evento com o Sebrae, recebendo capacitações gratuitas para melhor atenderem o turista. A analista da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, Paloma Noblat, explica que os ambulantes vão receber consultorias individualizadas. “Vamos orientá-los sobre boas práticas nas áreas de higiene e manipulação de alimentos, formação de preço, organização do ponto de vendas e também o registro como empreendedores individuais. Esse ano, mais uma vez, premiaremos os melhores ambulantes em estética cultural (apresentação) e manipulação de alimentos”, conta a analista do Sebrae.
Agência Sebrae de Notícias Bahia