O fascinante mundo da história da vila de Caboclo está em exposição itinerante de maneira inédita no saguão da biblioteca Professor Luciano José Pinto Barbosa da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). A solenidade de abertura aconteceu às 19h na terça (19) com a presença de autoridades locais como o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, o presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, professor Rinaldo Remígio e o curador da exposição, arquiteto e artista plástico, Cosme Cavalcanti.
A iniciativa é uma promoção do Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Microprojetos Rio São Francisco e realização da Comissão de Revitalização de Caboclo. Durante o evento, alunos, professores e servidores assistiram à palestra ministrada pela licenciada em História, Acerlandia Souza, que realizou trabalho de conclusão de curso sobre o sítio histórico de Caboclo que é considerado patrimônio tombado a nível estadual e ainda consta no Inventário do Patrimônio Artístico Edificado do Sertão do São Francisco, e seu principal personagem, o capitão José Francisco de Albuquerque Cavalcanti – Pai Chico.
Pai Chico foi patriarca de Caboclo, vila próxima ao município de Afrânio-PE e 5º prefeito de Petrolina. “A palestra é baseada em minha monografia intitulada ‘A importância de Pai Chico para a formação do povoado de Caboclo’, um homem que marcou a história de sua geração e ascendente de outros líderes políticos que vieram a ser prefeitos de Petrolina”, contou Acerlandia. A historiadora é membro da Comissão de Revitalização de Caboclo, fundada em 1995.
A exposição itinerante tem por objetivo levar alguns objetos, quadros e fotografias de um acervo de mais de 1400 peças do Museu do Pai Chico para 10 municípios (Petrolina, Juazeiro, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho, Lagoa Grande e Belém do São Francisco) em comemoração aos 10 anos do mesmo, fundado em 02 de fevereiro de 2003 pela Comissão de Revitalização de Caboclo. “O Museu do Pai Chico é importante porque inaugurou uma nova linguagem, uma nova história foi recontada muito mais enriquecida. Fiquei muito feliz de receber o convite de Remígio e do coordenador do curso de Turismo, professor Aluisio Gomes para expor de forma inédita uma parte da memória de nossa cultura, nossa gente”, celebrou Cosme.
Para o presidente da AEVSF/FACAPE, professor Rinaldo Remígio, a vinda da exposição só vem agregar ainda mais valor cultural e histórico. “Quero em nome da Instituição parabenizar Cosme Cavalcanti pela iniciativa de fomentar em nós o respeito e o amor à nossa própia história, nossa cultura”, afirmou professor Remígio.
Curiosidades
O povoado de Caboclo fica a 129km de distância de Petrolina e atualmente recebe mais de 100 pessoas com interesse turístico. Ressalta-se ainda que mais de 200 famílias que vivem em Petrolina são de origem do povoado e há raízes históricas que apontam mais de 15 ex-prefeitos descendentes de pai Chico nos estados de Pernambuco, Piaui e Bahia.
Jaquelyne Costa
ASCOM/FACAPE