O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) vem sendo desenvolvido pela 25ªCIPM, Casa Nova, Bahia, desde o ano de 2008, atendendo a diversos centros e educandários da região. Consistindo na participação do policial junto às escolas levando informações a cerca das consequências das diversas substâncias entorpecentes existentes.
Na manha desta quinta-feira, (11), Foi realizada uma reunião com todos os instrutores da Polícia Militar, professores, entidades e secretária de Educação, para discutir estratégias que propiciem a interação de toda a rede de proteção à criança e adolescente e o fortalecimento do elo Sociedade/escola/polícia, memorando e ofício para o devido planejamento das atividades do PROERD a serem realizadas no 1º semestre de 2013.
Segundo o Capitão Senna, coordenador do PROERD, este programa vem-se consolidando a cada ano, como uma das principais ferramentas de prevenção sobre drogas e aproximação comunitária da PMBA junto ao ambiente escolar.
De acordo com Marcos Aurélio, Presidente do Conselho de Segurança Pública de Casa Nova, outrora a Polícia era vista de outra forma. Para as pessoas, policiais eram vistos como inimigos. No dias atuais, as opiniões mudaram, “Hoje, a polícia de fato é vista pela sociedade como tem que ser parceiros da comunidade”. “Os pais têm que ensinar seus filhos a respeitar a Polícia e não ter medo, pois a polícia é servidor público, pago para nos proteger. E é esta é a função da polícia em conjunto com a sociedade”. Disse.
O Soldado Ferreira, instrutor do programa relata a importância da participação da polícia com o programa de incentivo que é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no ,5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil com o Proerd para o município, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, também na realização de palestras para adolescentes e adultos .
A secretária de Educação de Casa Nova, Maria Aparecida Fernandes, (Cida), solicitou a presença mais ostensiva da polícia nas imediações de colégios, para coibir atos de vandalismo, uso de entorpecentes e garantir a segurança dos alunos. No ensejo, destacou que a volta às aulas já ocorreram atos barafundos nas escolas municipais na sede e interior.
Desde 2008 em Casa Nova o programa já formou 3.777 alunos. O PROERD inicia em contato com Gestoras e instituições na 1ª quinzena de Abril, aplicado de Abril a Junho e a formatura será em Julho.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) está sendo ampliado nos municípios de Casa Nova e no Distrito de Santana do Sobrado. Objetivando combater o uso de drogas e reduzir a violência principalmente no ambiente escolar.
As presenças de Maria Aparecida Fernandes, e os diretores das escolas públicas e particulares do município no encontro representantes dos órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente, como CREAS e CRAS, além de membros do Ministério Público estadual e do Conselho Comunitário de Segurança teve o intuito de discutiram como intensificar a segurança nas unidades de ensino e elaboraram estratégias de como prevenir o uso de drogas entre os estudantes.