Acontecerá em Casa Nova nesta sexta-feira (12), uma Comissão, na Câmara Municipal , em sessão Extraordinária, requerida pelo Vereador João Honorato (PP), e a participação de outros parlamentares e autoridades, bem como a presença do Presidente do Inema ( Instituto do Meio Ambiente e Recursos), da região de Juazeiro.
Detentora de um dos maiores rebanhos de caprinos e ovinos do Brasil, com cerca de 700 mil cabeças, o município de Casa Nova, no nordeste baiano, está impedido de fazer o abate de animais, porque o matadouro local foi fechado por determinação do Inema, com base em questões ambientais. Ora contraditórias segundo o vereador, que afirma não haver nenhuma notificação Ministério Público Local, na Suma, ordenando o seu fechamento.
Lutando pela reabertura, tendo buscando solução para a problemática com o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o vereador João Honorato (PP) denuncia pressão de empresários de Juazeiro, que, a 60 quilômetros de distância, fica sendo a única opção na região para o abate dos animais. “Isso gera novos custos e aumenta o preço da carne para o consumidor”, diz o vereador.
Com a audiência Pública, o parlamentar está confiante de que os produtores e comunidade terão a oportunidade de ter seus direitos respeitados e discutidos nesta. A partir das 08 horas da manhã, João estará concedendo entrevista na Rádio Casa Nova Fm, no Programa Alô Bom Dia, apresentado por Adailton Santana.