Em entrevista ao radialista Dedé Casa Nova, na rádio comunitária Casa Nova FM, na última sexta-feira, o diretor do SAAE, Ciro Viana, contou que a obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que vai melhorar o sistema de abastecimento na cidade já foi licitada. Segundo Ciro, o investimento, em torno de R$ 6 milhões de reais, que estava parado por causa da falta de competência das gestões anteriores, foi destravada pela atual gestão e em 15 dias a ordem de serviço será assinada. “Foi um compromisso de campanha. Antes de tomar posse, eu e o prefeito Wilson Cota fomos a Brasília para resolver essa situação. Era um absurdo que essa grande obra estivesse parada por causa da falta de compromisso das antigas gestões”, comenta.
De acordo com o diretor da autarquia, a obra, depois de concluída, vai melhorar em 100% o abastecimento de água no município. “Com esse recurso vamos aumentar de 450 mil litros para 1 milhão a capacidade de armazenamento e distribuição de água; a pressão da água que hoje é de 35 litros por segundo será de 80; quatro novos filtros serão instalados; uma adutora nova de 400 milímetros que vai se somar as duas existentes será construída junto com um novo local de captação e um novo sistema de bombeamento”, explica.
Ciro Viana pediu a colaboração da população para as dificuldades no abastecimento de água durante o período de execução da obra. “Não é um problema fácil de se resolver, mas estamos enfrentando de frente. Nosso sistema é velho e não tinha a manutenção adequada. Durante esse período será necessário fazer interrupções, mas peço que tenhamos paciência, pois essa obra será o maior investimento da história da cidade. Nunca mais vai faltar água nas nossas torneiras”, assegura.
Resolver a questão do abestecimento de água na cidade, segundo Ciro, é a segunda etapa do trabalho desenvolvido por ele e pelo prefeito Wilson Cota no SAAE. Ciro explicou que a primeira e já concluída etapa foi a questão da qualidade. “Estamos cumprindo com os nossos compromissos de campanha. De imediato, resolvemos a podridão que era a água distribuída. Hoje, temos qualidade e saúde. Estamos pronto para o próximo grande passo”, pontua.
Além do abastecimento, a obra do PAC vai contemplar o sistema de esgoto da cidade. “As obras de saneamento que começaram a ser feitas e foram paradas serão concluídas”, garante.
Outra noticia divulgada pelo gestor do SAAE é o projeto de construção de um sistema simplificado de tratamento de água para o interior. “ As comunidades de nosso município que não são atendidas com o sistema de abastecimento, e precisam dos carros-pipas merecem o mesmo cuidado e atenção e, por isso, estamos montando o projeto para que água tratada e de qualidade seja levada ao povo do interior. É mais cidadania, respeito e saúde para o casanovense”, concluiu.
AScom/Saae