Cerimônia de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico foi realizada na última quinta-feira, em Brasília.
Homenageado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, participou na quinta-feira (19), em Brasília, da solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico, atribuída pela entidade a personalidades que tenham se destacado no setor. Julianeli que é graduado em Farmácia e doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, foi indicado à Comenda pela representação do CFF por Pernambuco. Outros 26 profissionais também foram agraciados, cada um representando uma unidade da federação.
Durante a cerimônia, enquanto aguardava a chamada de seu nome para receber a medalha e o diploma que compõem a condecoração, Julianeli comentou em rede social: “Ciente da responsabilidade, o que tem me deixado ansioso, agora estou aguardando para receber a Comenda do Mérito Farmacêutico, representando os profissionais farmacêuticos do estado de Pernambuco. Muito obrigado, doutor Carlos Eduardo Queiroz (Conselheiro Federal)”.
O evento contou com a presença de representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia de todo o País. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João frisou a importância do reconhecimento aos profissionais e demais homenageados pela entidade. Instituída em 1998, conforme resolução do CFF, a láurea visa distinguir farmacêuticos, instituições e autoridades pelas respectivas contribuições ao setor.
- Anúncio -
“Sinto-me honrado com a homenagem e também saberei honrá-la, contribuindo da melhor forma possível, junto aos meus pares, à comunidade científica e demais segmentos que agregam importantes experiências às nossas atividades profissionais. Vejo esta Comenda como mais um incentivo à minha carreira como docente e pesquisador, que são a essência do meu trabalho, e também como membro de uma universidade que tem importante missão a realizar neste semiárido”, enfatiza Julianeli. Esta é a primeira vez que um profissional oriundo de Petrolina (PE) é condecorado com a Comenda do Mérito Farmacêutico. A distinção é concedida, anualmente, com base nas indicações dos conselheiros federais, e referendadas pelo Plenário do CFF.
O evento agrega, ainda, a entrega do Prêmio Jayme Torres, e as comemorações ao Dia do Farmacêutico, 20 de janeiro, também celebrado naquela ocasião. Tradicionalmente as solenidades são realizadas em evento conjunto, no mês de janeiro. Conforme o CFF, a mudança de data, na edição 2015, ocorreu, excepcionalmente, em virtude da inauguração da nova sede da entidade.
Klene Barreto de Aquino
Jornalista do Gabinete da Reitoria