Banco pretende fazer uma reestruturação administrativa e anunciou também que pretende aposentar 18 mil funcionários.
Apesar das grandes mudanças no sistema administrativo e organizacional, não haverá mudança e muito menos comprometimento nos serviços prestados no municípios em que o banco atua. Somente haverá uma redução no quadro de colaboradores, cerca de 9.072 vagas serão fechadas num total de 109 mil.
A expectativa é que com essas novas medidas que afetarão diretamente a estrutura organizacional, o #Banco do Brasil economize um montante de 750 milhões de reais, segundo informação divulgada pelo site G1.
No mês de outubro do ano passado, o banco já passou por uma reforma parecida em sua rede de agências, porém, em menor magnitude, na oportunidade, 51 agências foram fechadas. Lembrando que em todo o país, o Banco do Brasil possui uma rede de 5.430 agências.
Plano Extraordinário de Aposentadoria
Outra novidade também acontecerá dentro da estrutura de colaboradores do banco. Será lançado um ‘Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada’ cuja finalidade será a de atingir aproximadamente 18 mil funcionários que já possuem plenas condições de requerer aposentadoria.
O plano irá incentivar esses funcionários oferecendo 12 salários extras, mais uma indenização (valor não divulgado) por tempo de serviço para quem aderir de forma voluntária ao plano recém-criado.
De acordo com o Banco do Brasil, o período de adesão ao plano ficará disponível até o próximo dia 09 de dezembro. Logo após o término desse prazo, o banco tem a intenção de divulgar um relatório financeiro e apresentar detalhadamente o impacto financeiro que o plano irá gerar aos cofres da instituição.
A intenção real das medidas é aumentar a lucratividade do banco e permitir a expansão dos negócios frente à nova realidade econômica brasileira.