NÃO HÁ CASOS SUSPEITOS, NEM CONFIRMADOS DE FEBRE AMARELA EM CASA NOVA: INFORMA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.

PUBLICIDADE

Considerando o risco de ocorrência de casos de Febre Amarela Silvestre e/ou Urbana, bem como as notas informativas nº 02 e 03, repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), a Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova-BA informa que não há, até o presente momento, casos humanos suspeitos ou confirmados de Febre Amarela na cidade. A secretaria informa ainda que as ações têm sido as descritas a seguir:

Sensibilização das equipes de saúde da atenção básica e hospitalar para notificação imediata de casos suspeitos de febre amarela;

Sensibilização dos agentes de endemias para intensificação do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya, Zika e febre amarela urbana. Com realização de mutirões de eliminação de focos nos bairros com maior números desses identificados, por exemplo o centro;

Sensibilização dos agentes comunitários de saúde para convocação da população, considerando avacinação seletiva, conforme orientação repassada pelo governo do Estado;

Convocação das empresas agrícolas para levantamento dos trabalhadores rurais que estão com caderneta vacinal desatualizada para febre amarela. Ou seja, com a última dose da vacina feita há mais de 10 anos, ou ausência do seu registro na caderneta. Entre outras.

A secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes da Silva Santos, lembra que, do dia 03 janeiro até o último dia 26, foram feitas no município 586 doses de vacina para Febre Amarela. “Além disso, recebemos na última terça-feira, dia 24 de janeiro, 1750 doses repassados a Casa Nova por meio do Núcleo Regional de Saúde Norte, antiga 15º Dires. Vale ressaltar que os profissionais que estão atuando nessas salas estão habilitados para administração da vacina, seguindo as orientações passadas pela DIVEP”, salientou a secretária.

Em tempo, Maria de Lourdes destaca ainda que, juntamente com outros profissionais da área de saúde, está estudando alternativas de intensificação das ações no interior do município, considerando a circulação do vírus silvestre no Estado da Bahia. E garante que essas ações deverão ser iniciadas ainda nos primeiros dias do mês de Fevereiro.

As vacinas estão sendo realizadas no Centro de Saúde, Unidade de Saúde Euclides (Santana do Sobrado), Unidade de Saúde de Pau a Pique. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 13 horas.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
Pular para o conteúdo