O perfil do endividado no país, de acordo com estudo desenvolvido pela área de Decision Analytics da Serasa Experian, é composto, em sua maioria, por homens de idade entre 41 e 50 anos, que ganham no máximo dois salários mínimos, e que estão com somente uma conta em atraso. Essa faixa representa 19,4% do total.
Segundo informações do jornal Correio, a Bahia ocupa o primeiro lugar em número de devedores entre os estados do Nordeste e o quarto na comparação com outros estados do Brasil, com 4.136.288 milhões de pessoas com o cadastro negativado.
No país, são ao todo 61 milhões de endividados. “Trata-se do maior número da série histórica desde 2012. Somente no mês de maio, cerca de 900 mil consumidores de todo país ingressaram no cadastro de inadimplência. Em maio do ano passado, eram 59,5 milhões de pessoas na lista”, explica o economista Luiz Rabi, do Serasa Experian.
Entre os endividados, também chama a atenção o grupo de jovens entre 18 e 25 anos (14,9%). As dívidas mais comuns são as de banco e cartão de crédito (30%), despesas fixas como água, energia (17,9%), varejo (13,7), serviços (10,1%) e financeiras (9%).