O rock nacional inicia-se no final dos anos 1950, ganhando destaque na área musical somente na década de 1970. Quem deu o pontapé de início para este gênero foi Nora Ney, gravando “Rock around the Clock”, no ano de 1955, em alguns dias depois, a canção encontrava-se em alta nas paradas de sucesso, sendo regravada em português em dezembro do mesmo ano. O gênero rock então se esfria por algumas décadas, ganhando popularidade em 1980, através do desenvolvimento de casas de show, novas bandas compondo músicas que auxiliaram no crescimento deste estilo. Muitas delas, são conhecidas até hoje e consideradas as melhores bandas de rock nacional, conheçam algumas delas:
Barão Vermelho
Fundada em 1981, no Rio de Janeiro, esta banda conquistou muitos fãs e ficou conhecida no mundo todo. Em 1984 tocou junto com a Orquestra Sinfônica Brasileira, e em 1985, auxiliou na abertura dos shows internacionais do Rock in Rio. Depois do falecimento de Cazuza – um de seus membros, o grupo ficou por alguns anos parados e voltou a tocar no ano de 2004. Então no dia 12 de janeiro de 2007, fizeram sua última apresentação, e até o presente momento estão em férias.
Legião Urbana
Criada em 1982, na cidade de Brasília, esta banda faz parte do quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com as bandas Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Titãs. Foram uma das recordistas de vendas de discos no Brasil, aproximadamente vinte milhões de cópias, totalizando dezesseis álbuns. O grupo teve fim em 1996, com a morte de seu líder e vocalista Renato Russo.
Paralamas do Sucesso
Formada no final da década de 1970, na cidade do Rio de Janeiro. Quando foi criada tocava canções de estilos misturados entre o rock e o reggae, abrangendo também instrumentos de sopro e ritmos latinos. Já foi vencedora de muitos prêmios como no ano de 2000, no Acústico MTV, com a categoria melhor álbum de rock brasileiro.
Titãs, Engenheiros do Hawaii e Biquíni Cavadão também estão dentro do rock nacional.