Acarajé tipo exportação é destaque na Rodada de Negócios do EINNE

PUBLICIDADE

De olho no mercado internacional, o empresário Ubiratan Sales busca mais informações no EINNE

Pioneiro na ideia de comercializar a versão do acarajé feita no forno e conservada no congelador, Ubiratan Sales é um dos 230 empresários que fará parte da Rodada de Negócios do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, no Hotel Bahia Othon Palace, das 8h30 às 18h. Diante da oportunidade de conhecer mais sobre a venda para fora do país, a expectativa dele é a melhor possível.

“Nosso interesse maior no evento é ter mais informações sobre exportação e já buscando formas de enquadrar nosso produto no padrão para tal”, explica o empresário baiano, que já possui um público fiel de compradores estrangeiros que levam o produto para fora do país em bagagens particulares. Na Rodada, Ubiratan terá a oportunidade de mostrar a praticidade e o sabor do quitute mais apreciado da Bahia para os 29 países presentes no EINNE. Mesmo vendido congelado, o empresário garante que depois de colocado no forno o acarajé permanece crocante e saboroso.

Para o bacharel em Administração de empresas pela Faculdade Associação Internacional de Educação Continuada (Aiec) e representante para o Norte e Nordeste da Edições Aduaneiras há mais de 35 anos, Valdemar Pizarro Junior, as pequenas empresas podem aproveitar o encontro para se inserir no mercado internacional. “O EINNE é uma ótima oportunidade de contato para difundir a cultura exportadora nas pequenas empresas, que ainda tem dificuldade nesse tipo de negócio”, revela

No caso de produtos alimentícios, Valdemar chama a atenção para a necessidade de buscar todas as informações sobre os trâmites exigidos nesse tipo de negócio, como o registro do alimento no Ministério da Agricultura e o selo da Vigilância Sanitária. O especialista ressalta ainda a importância de se adequar a essas exigências dos países importadores, chamadas de “barreiras não tarifárias”. “É possível exportar sim, mas tem que se fazer o investimento para começar, indo atrás das informações e buscando se adaptar”, ressalta.

Somente nos dois dias de Rodada de Negócios do EINNE, 24 e 25 de outubro, os organizadores esperam R$ 600 mil em negociações imediatas e, pelo menos, R$ 35 milhões em negócios futuros. “Desde a definição de que a Bahia receberia o EINNE, ficamos imbuídos de que teríamos que fazer um Encontro histórico, com grau de excelência e inovação, o mesmo que identificou a Feira do Empreendedor”, explicou o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos. O superintendente ressaltou ainda a expectativa de que, após o encontro, os empresários avancem na construção de relações com os investidores internacionais.

Entre os produtos ofertados na Rodada estão rendas, artesanatos em cerâmica, couros e palhas, joias, cosméticos, sucos, cachaça, café orgânico, peixes, frutas, acarajé congelado, alimentos derivados da mandioca e bovinocultura de leite, além de prestadores de serviços na área da construção civil e tecnologia da informação. Os produtos serão distribuídos em cinco salas de negócios: Alimentos e Bebidas; Casa e Decoração; Moda, Saúde e Beleza; Tecnologia da Informação e Construção Civil. Em cada sala serão agrupados cerca 30 compradores (internacionais e nacionais).

Para a organização do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, em Salvador, o Sebrae Bahia contou com o apoio dos Sebraes de todos os estados do Nordeste e do SEBRAE Nacional, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Rede CIN-Centro Internacional de Negócios, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a Rede CIN Bahia e Unidade Apex Bahia, Programa Al Invest, Correios, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Universidade Federal da Bahia e TAM.

A abertura oficial do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste será às 19h do dia 23 de outubro. Mais informações no site do evento.

com informações SebraeBa

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
Pular para o conteúdo