Mesmo com todas as dificuldades e percalços, a diretoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Casa Nova (SAAE) fez um balanço positivo desse primeiro ano a frente do órgão. “Chegamos ao final desse ano com a certeza que fizemos muito, mas com a consciência que o trabalho não pode e não vai parar”, comenta Ciro Viana, diretor do SAAE.
No balanço, o gestor aponta a melhoria na qualidade de água como um dos pontos mis marcantes deste ano. “Atender toda à população de Casa Nova com água de qualidade foi a nossa meta inicial e, com muito trabalho, nós conseguimos. Nos últimos anos, a população de Casa Nova recebia em suas torneiras água de péssima qualidade, mas, agora, a realidade é diferente. O SAAE instalou filtros novos e fez inserções na estação de tratamento para que pudesse garantir mais saúde para o nosso povo”, aponta Viana.
Outro destaque apontado por Ciro foi à valorização dos colaboradores da autarquia. “Os servidores do SAAE receberam reajuste salarial de 8%, valor acima da inflação. Esse também é compromisso do SAAE de Casa Nova: proporcionar qualidade aos serviços, melhores condições de trabalho e valorização profissional aos colaboradores”. Além da valorização salarial, o SAAE entregou equipamentos de proteção individual e promoveu ações de integração social.
O recadastramento dos usuários dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município, que teve com o objetivo de atualizar e complementar os dados cadastrais, também foi uma atividade muito importante para a autarquia em 2013. “Com esse recadastramento, o SAAE tem uma visão geral do sistema e dos usuários o que vai permitir uma modernização nas ações, mais qualidade na prestação de serviços, eficiência e economia de recursos” relata Viana.
Mesmo enfrentando uma das maiores secas dos últimos 50 anos, e os problemas de falta de água em alguns bairros da cidade, o SAAE ‘enfrenta o problema de frente’. “Sabemos das dificuldades que nossa população está sofrendo, mas temos certeza que o pior já passou. Não estamos fugindo das nossas responsabilidades e estamos trabalhando duro para solucionar de vez o problema do abastecimento. Vencemos a primeira parte da batalha – a qualidade da água- agora, vamos vencer a do abastecimento”, prevê Ciro.
O gestor aponta a conclusão da obra, que foi destravada pela atual gestão, como um fator decisivo para resolver a falta de água. “A prefeitura está realizando a obra que vai aumentar de 450 mil litros para 1 milhão a capacidade de armazenamento e distribuição de água; a oferta da água que hoje é de 35 litros por segundo será de 80; quatro novos filtros serão instalados; uma adutora nova de 400 milímetros que vai se somar as duas existentes será construída junto com um novo local de captação e um novo sistema de bombeamento. Essa é uma das ações do prefeito Wilson Cota junto com o SAAE”, explica. A previsão de conclusão é em março de 2014.
“Vamos vencer as dificuldades, e o próximo ano será bem melhor. Desejamos para todas as famílias de Casa Nova boas festas e um ano novo repleto de realizações”, finaliza Ciro Viana.