Organizada pela a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Casa Nova (ACIACN), a palestra “Como Enfrentar a Crise”, ministrada pelo Professor da Universidade Federal da Baia (UFBA), José Carlos Silva, reuniu vários empresários da cidade e contou com a participação do prefeito Wilson Cota, de secretários municipais e assessores. De acordo com Elizângela de Souza Silva, presidente da entidade, o objetivo do encontro é debater saídas para esse período de recessão na economia do país. “Juntos podemos vencer essa crise. A união de todos nós é fundamental. (…) Tenho medo da crise, mas sou corajosa para enfrentar e esse encontro é um passo importante”.
Em sua fala, o prefeito Wilson Cota ressaltou a responsabilidade deste momento em que passa o país na condução da política econômica praticada pelo governo federal. “O país parou de crescer por causa das tomadas de decisão deste governo. O momento é de redução de créditos, corte de investimentos e de aumento de tarifas e preços, mas precisamos ficar atentos e pensar saídas criativas”, comenta.
De acordo com Cota, o município está fazendo a sua parte para enfrentar esse momento. “É muito complicado gerir o município nessas condições orçamentárias, mas estamos conseguindo. A hora é de economizar, apertar os cintos, mas sem perder de vista a qualidade dos serviços públicos que prestamos”, pontua. Cota relembrou ainda que a atual situação de Casa Nova é reflexo das gestões passadas. “Quem passou pela nossa cidade não cuidou com ela merecia e, ainda pior, deixou marcas profundas, a exemplo do não pagamento do INSS dos funcionários. Estamos pagando essa divida e isso está onerando muito nossa capacidade de gestão, mas vamos cumprir, pois não seremos irresponsáveis”, assegura.
Apontando como um das soluções para enfrentar a crise, Cota elencou os investimentos em educação. “Investir no futuro e na mão de obra qualificada é uma saída. Nossa parte estamos fazendo”. Na oportunidade, o prefeito ouviu sugestões da classe empresarial.
Durante a palestra, o professor abordou temas de interesse de todos, a exemplo das políticas econômicas do governo, as perspectivas do mercado, a conjuntura política. O evento, que reuniu muitos empresários locais, continua nesta quarta-feira, 05, e deve culminar na realização de um Fórum de Desenvolvimento Econômico a ser realizado na cidade.