Foto: REPRODUÇÃO
A tensão marcou os primeiros minutos do confronto decisivo entre as equipes brasileiras no Estádio do Pacaembu. O Corinthians, ao contrário dos demais jogos no Pacaembu, não exerceu a mesma pressão sobre a defesa adversária. O Vasco, por outro lado, entrou com uma postura cautelosa, esperando os erros no meio-campo paulista para encaixar contra-golpes.
Sem criatividade no meio-campo, o Corinthians abusou das bolas aéreas para conseguir chegar perto do gol do Vasco. A primeira boa oportunidade surgiu aos 19min. Após cruzamento de Alessandro para a área, a bola sobrou para Emerson arrematar. O chute do camisa 11 ainda desviou na zaga antes de sair próxima à trave direita de Fernando Prass.
A bola aérea, muito por conta do acúmulo nos erros de passes no setor de meio-campo, se tornou a melhor arma do Corinthians na primeira etapa. Antes do intervalo, o time do Parque São Jorge ainda criou outra ótima chance aos 31min. Depois de cruzamento de Danilo, Paulinho venceu a disputa pelo alto com a defesa e exigiu grande defesa de Prass.
O clima de tensão no Pacaembu seguiu no primeiro tempo. O equilíbrio absoluto entre os times impediu tanto Corinthians quanto Vasco de avançarem no gramado em busca no gol. O nervosismo atingiu até o técnico Tite, que reclamou de uma falta na entrada da área em Paulinho e acabou expulso pelo árbitro Leandro Vuaden.
O nervosismo corintiano ajudou o Vasco. Acuado durante todo o tempo, o time cruz-maltino teve a melhor chance da partida aos 17min. Alessandro cometeu grande falha no setor de meio e deixou a bola limpa para Diego Souza. O meia-atacante arrancou sozinho e chutou no canto. Para azar do vascaíno, Cássio fez excelente defesa. Na sequência, depois de escanteio, Nilton cabeceou no travessão.
Tenso, ainda mais depois das duas oportunidades vascaínas, o Corinthians voltou a ameaçar a meta de Prass somente aos 32min. Alessandro cruzou para a área, Paulinho e Alex tabelaram de cabeça e a bola sobrou para Emerson. Em praticamente sua última oportunidade no jogo, o camisa 11 arrematou firme e viu o goleiro fazer grande defesa, espalmando para a trave.
O nervosismo e a tensão diminuíram no Pacaembu somente aos 43min. Alex cobrou escanteio pela ponta esquerda, na medida para Paulinho. O volante corintiano subiu sozinho, sem marcação, e tocou de cabeça para as redes. O clima, pela primeira vez no estádio, foi de festa. Pela segunda vez, o Corinthians avança à semifinal da Copa Libertadores da América.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 x 0 VASCO
Gols:
CORINTHIANS: Paulinho, aos 43min do 2º tempo
CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique (Willian) e Emerson (Liedson).
Técnico: Tite.
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Rodolfo, Renato Silva e Thiago Feltri (Felipe); Rômulo, Nilton, Juninho e Diego Souza; Éder Luís (Carlos Alberto) e Alecsandro.
Técnico: Cristóvão Borges.
Cartões Amarelos
CORINTHIANS: Jorge Henrique, Alessandro, Emerson e Paulinho
VASCO: Éder Luís, Juninho, Nilton e Renato Silva
Cartões Vermelhos
VASCO: Juninho
Árbitro
Leandro Vuaden (Fifa/RS)
Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)