Os 15 vereadores da cidade de Casa Nova BA, estiveram reunidos na manhã de ontem, sexta-feira 14 de janeiro de 2022 para reelegerem a Mesa Diretora para o biênio 2023/2024, muito antes de terminar o primeiro biênio 2021/2022.
Há quem diga que essa opção dos vereadores fazer alteração na Lei Orgânica e no Regimento Interno para antecipar uma eleição antes de terminar o mandato é inconstitucional, até porque pra ser constitucional teria que primeiro acontecer com os poderes maiores tipo Câmara Federal, Senado e Assembleias Legislativas.
Caso seja constatada a inconstitucionalidade, muitas câmaras vão precisar fazer novas eleições no começo do próximo ano para elegerem ou reelegerem suas mesas diretoras, começando por Petrolina/PE que foi a primeira a antecipar o processo de eleição, depois Juazeiro e agora, Casa Nova. Todas no vale do São Francisco.
Em Casa Nova, uma nova eleição, na mesma câmara, deve acontecer até o final de janeiro para o começo de fevereiro, para eleger um novo vice-presidente da mesma casa, considerando que o atual vice está de malas prontas para deixar a vereança e ocupar a secretária de educação do município no lugar da ex-secretária Rose que pediu exoneração do cargo no ano passado.
Fonte: anoticiadovale