Governador fará entrega de 3.566 cadastros em Casa Nova – Sema comemora marca de 100 mil cadastros ambientais rurais na Bahia

PUBLICIDADE

 

O governador Rui Costa e o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, visitam, nesta sexta-feira, dia 7, o município de Casa Nova, no território de identidade Sertão do São Francisco, para realizar a entrega de 3.566 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR/CEFIR) para propriedades rurais com até 4 módulos fiscais. Na oportunidade, haverá a entrega simbólica do cadastro de número 100 mil, marca alcançada pelo Estado por meio do contrato da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos do Fundo da Amazônia.

O evento acontece às 10h, na Av. da Agrotécnica, em Casa Nova. Os certificados serão entregues aos municípios de Casa Nova (2.299 cadastros), Sobradinho (406 cadastros) e Uauá (861 cadastros), somando um investimento de R$ 356.399,01. Participam as autoridades locais, prefeitos da região, secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e os agricultores familiares cadastrados para receberem certificados.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR), corresponde ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rural (CEFIR), no âmbito estadual. A ferramenta é o pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A partir de dezembro de 2017, a lei condicionará a inscrição no CAR para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras.

O contrato entre o Governo do Estado e o BNDES/Fundo Amazônia com o objetivo de apoiar a implementação do Cadastro Ambiental Rural no Estado da Bahia tem valor total de R$ 37,2 milhões, sendo 85% oriundo do Fundo da Amazônia, e 15% de contrapartida financeira do Estado da Bahia, provenientes de recursos orçamentários.

 

Ascom / Sema 

 

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
Pular para o conteúdo