Risco de chuva forte no Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Na Região Nordeste tem aumento de instabilidade com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no Piauí, Maranhão e noroeste da Bahia. Toda faixa leste da Região está sujeita a chuvas ocasionais e o interior com pancadas de chuva durante a tarde.
Risco de chuva forte no Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Nebulosidade sobre o Brasil
Um sistema de baixa pressão atmosférica se organiza sobre o mar, na altura do litoral de São Paulo e poderá se transformar em um ciclone subtropical nas próximas 48 horas. A circulação de ventos deste sistema favorece aumento de instabilidade sobre o leste de São Paulo, Rio De Janeiro , sul do Espírito Santo e de Minas Gerais, e também intensifica o vento de quadrante sul sobre a costa de São Paulo, Paraná e Santa Catarina nesta segunda-feira.
Uma massa de ar seco vai ganhando força sobre o Sul do Brasil, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul deixando estas áreas com poucas nuvens.
Nos estados do norte do Nordeste atuam áreas de instabilidade, principalmente sobre o Maranhão e o Piauí. Praticamente todo o Norte, exceto norte de Roraima permanece com muitas nuvens carregadas.
Previsão do tempo para 19/4/2021 – segunda-feira
Segunda-feira de muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no Rio de Janeiro e áreas da Zona da Mata mineira, também todo o litoral de São Paulo e do Paraná.
Dia de sol e sem previsão de chuva no sul e leste de Mato Grosso do Sul, centro-oeste de São Paulo e na maior parte da Região Sul. O litoral do Paraná tem chuva mais persistente. O leste do Paraná, de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul ainda têm condições para chuva no decorrer do dia.
Na Região Nordeste tem aumento de instabilidade com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no Piauí, Maranhão e noroeste da Bahia. Toda faixa leste da Região está sujeita a chuvas ocasionais e o interior com pancadas de chuva durante a tarde.
Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva durante a tarde e à noite sobre a maior parte do Centro-Oeste.
A Região Norte segue com muitas nuvens, principalmente na costa do Amapá, centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas, que têm chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, sol e pancadas de chuva principalmente no período da tarde e da noite.
Alertas meteorológicos para 19/4/2021
Ficam em alerta para o risco de temporais, com chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento a área que compreende o Amapá, leste do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí, além do oeste do Ceará, de Pernambuco e noroeste da Bahia.
Alerta de temporais no centro-sul mineiro, incluindo a Grande BH, Zona da Mata e o sul mineiro, sul do Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste de SP, incluindo a faixa litorânea.
Fortes rajadas de vento estão previstas em toda a faixa litorânea entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro. Pode também ocorrer rajadas moderadas de vento no centro-sul do Rio Grande do Sul e no centro-sul paulista devido à atuação do Ciclone Subtropical.
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.
O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Assessoria de Comunicação da Climatempo