Rubio espera mais medidas do Panamá sobre influência chinesa no canal

PUBLICIDADE

rubio-espera-mais-medidas-do-panama-sobre-influencia-chinesa-no-canal

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse à Fox News nesta terça-feira (3), que espera mais medidas do Panamá após se encontrar com autoridades do país e debater a presença da China ao redor do Canal do Panamá.

“Eu fui bem claro, e espero que vejamos medidas, passos adicionais nos próximos dias para reafirmar isso”, disse Rubio.

O Departamento de Estado dos EUA disse no domingo que Rubio entregou uma mensagem do presidente americano Donald Trump dizendo que a presença da China no local era uma ameaça ao canal e uma violação do tratado EUA-Panamá.

Desde que assumiu a Casa Branca, Trump ameaçou reassumir o controle do Canal do Panamá. 

Após conversas com a Rubio, o líder panamenho Jose Raul Mulino sinalizou sua disposição de revisar a concessão de 25 anos para a CK Hutchison Holdings, sediada em Hong Kong, que havia sido renovada em 2021 para a operação dos dois portos de entrada.

Durante a entrevista à Fox News, Rubio afirmou que não há conversas em andamento no governo americano sobre reconhecer ou não a presidência de Nicolás Maduro na Venezuela.

“Não há conversas sobre fazer isso. Ninguém discutiu isso. Nós não reconhecemos ele (Maduro) agora. O que ele concordou é muito simples (libertação de cidadãos dos EUA presos na Venezuela)”, disse.

*Com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rubio espera mais medidas do Panamá sobre influência chinesa no canal no site CNN Brasil.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
Pular para o conteúdo