Dentre tantas funções que necessitam de nossa atenção plena, está o ato de dirigir. Estar atento ao que se passa nas ruas enquanto você dirige é essencial, para preservação da sua e da vida de tantas outras pessoas. Infelizmente é grande o número deste tipo de infração considerada gravissima e multa de R$ 299,00.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, a Abramet, o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito. São cerca de cento e cinquenta por dia no país. Quase cinquenta e quatro mil por ano. Em Petrolina, de acordo com a Autarquia de Mobilidade de Petrolina já foram registrados mais de 2 mil multas.
Em Juazeiro, a assessoria de imprensa da CSTT, informa que com relação a Notificação de Autuação – Janeiro a Outubro/2017, existem dois tipos de infrações (e dois desdobramentos) envolvendo celular:- Infração 7366 (2): dirigir veículo utilizando-se de telefone celular: 701 multas. E a Infração 7366 (1): dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos: 8 multas. A Infração 7633 (2): dirigir veículo manuseando telefone celular: 397 multa e Infração 7633 (1): dirigir veículo segurando telefone celular: 223 multas
O total de multas envolvendo celular em Juazeiro: 1.329
A agente de trânsito e psicóloga Ana Karina Gomes afirma que ficar atento nas ruas enquanto (você) dirige é essencial. Isto contribui para preservação da sua vida e da vida de tantas outras pessoas. Ainda de acordo com Karina, infelizmente, o que pode acarretar em acidente, é o fato de a maioria desses acidentes ser causado pela falta de atenção ou uma distração.
“É notório o vício de toda a população em redes sociais. Mas é preciso saber dosar o uso, e ficar atento durante a ação de dirigir. É proibido, muito perigoso usar o celular enquanto se dirige”, ressalta Karina.
Karina aponta que o celular é mais perigoso do que parece. ” Ele divide a atenção e concentração entre aquilo que está sendo falado ao celular, e aquilo que acontece na via. A percepção periférica do ambiente do trânsito também está muito prejudicada. E o tempo de resposta, de reação de um condutor frente a um obstáculo, a uma pessoa, a um cruzamento, ou a um farol ou semáforo que fechou também está muito mais lento.”