Casa Nova: 139 anos de emancipação política e 41 anos de cidade nova
A festa em comemoração aos 139 anos de emancipação política de Casa Nova começou cedo com a Fanfarra Municipal – FAMEC realizando alvorada pelas principais ruas da cidade.
A corrida, já tradicional, começou às 7:00 horas, juntamente com uma caminhada e patins. São centenas de jovens, mulheres, homens e crianças nas ruas da cidade. O hasteamento das Bandeiras em frente à Prefeitura ocorreu às 8:30, com a presença do prefeito, vice, secretários e autoridades policiais, eclesiásticas e judiciais.
Às 10:00 horas o prefeito fez seu pronunciamento enfatizando as mudanças ocorridas neste ano e meio de mandato, comprometendo-se a manter as contas da prefeitura sob controle e reafirmando seu compromisso com a melhoria da educação e da saúde: “Hoje Casa Nova completa 139 anos de existência. Reitero aqui, sob a sombra da história de Casa Nova, que meus braços, meu coração, minha força e minha fé estarão a serviço das mudanças que Casa Nova, exige”.
Neste momento, às 11:00 horas do dia 20, sanfoneiros apresentam-se na praça lotada. À tarde, a partir das 15:00 as escolas do município a Gincana Cultural e o dia termina com a apresentação da Banda O Sensa depois das 22:00 horas.
Geografia e História
Criado em 20 de junho de 1879, com a denominação de São José do Riacho de Casa Nova, por lei provincial, com território desmembrado de Remanso, Casa Nova é um município no norte da Bahia, a 572 quilômetros de Salvador. Sua importância econômica e política no final do século XIX e até a segunda metade do século XX resultou em senador, governador da Bahia, deputados federais e estaduais e representantes no poder judicial.
Dois fortes acontecimentos marcaram a vida de Casa Nova nestes 139 anos: a Guerra do Pau da Colher, que completa 80 anos em 2018, movimento religioso e a mudança da cidade com a construção da Barragem de Sobradinho e a formação do lago.
Esportes, alegria, festa e muita esperança marcam 139 anos de Casa Nova
O 20 de junho deste ano de 2018 na cidade de Casa Nova foi um dia de reverência à História, respeito às tradições e incentivo aos esportes. Logo cedo a FAMEC, a Fanfarra campeã da Bahia, desfilou pelas ruas em uma alvorada alegre, seguida de uma corrida e caminhada pelas ruas da cidade, acompanhada de uma multidão de jovens de patins.
Apresentações culturais, judô, taekwondo, corrida, caminhada, aeróbica preencheram uma manhã completada com sanfoneiros e o pronunciamento do Prefeito Wilker Torres e do Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sérgio.
“Casa Nova em Movimento” não é apenas uma marca para o dia do aniversário da cidade. Será um programa permanente, apoiando, ampliando e valorizando os esportes em todo o município.
Prestigiaram a corrida os grandes atletas campeões de Casa Nova, Gil Bala, o Professor Wanderley, a Advogada e atleta Cacilda e a sempre vencedora Francisca, primeira mulher a participar de uma maratona.
Prefeito, vereadores, secretários estiveram presentes e participaram dos eventos e solenidades ao longo do dia. Quem fez um balanço das atividades do dia foi o Secretário de Governo, Zé Carlos Borges: “Há uma diferença muito grande. Hoje, depois de um ano e meio de administração, o povo de Casa Nova mostra auto estima, alegria e muita esperança” e encerra: “Talvez esta seja a maior obra do governo de Wilker Torres: devolver ao povo a esperança, a autoestima e o orgulho de sermos casanovenses”.
Manoel Leão / ASCOM PMCN